Biblioteca São Jerônimo

Centro de Valorização da Cidadania e o Programa de Bibliotecas Fust

ALICE DE OLIVEIRA MOTA *
aomota@cict.fiocruz.br

ELISANGELA RANGEL ARAUJO **
elisangelarangel@hotmail.com

LETIZIA DE OLIVEIRA MOTA ***
lelemota@bol.com.br

RITA DE CÁSSIA NERY DE CARVALHO DA COSTA ****
rnery@cict.fiocruz.br

WALDIR DA SILVA RODRIGUES *****
waldirsr@hotmail.com

Introdução

A Biblioteca São Jerônimo é um projeto piloto, inserido na Paróquia de São Sebastião de Parada de Lucas - Rio de Janeiro/RJ, tendo iniciado seus trabalhos em 07 de abril de 2001 e inaugurado em 30 de setembro de 2001. O projeto, para ser posto em prática, contou com a valorosa ajuda da comunidade, que sempre demonstrou interesse em ter uma biblioteca no bairro. A Biblioteca comunitária se faz necessária pois é o melhor meio de se disseminar a informação e promover a expansão cultural, social e religiosa da população, transformando-se em um valioso centro de informações, mais perto fácil e prático para todos.

Conceito de Biblioteca Comunitária

As Comunidades são agrupamentos de pessoas que vivem numa área delimitada, tendo em comum aspecto econômicos e culturais que lhes conferem certa uniformidade no estilo de vida. As Bibliotecas Comunitárias ganham muitos nomes para defini-las, tais como no centro de atendimento a comunidade. Para e ter uma idéia, algumas delas tem o nome de Popular ou até mesmo Pública. Na verdade tanto a Popular quanto a Pública desempenham as mesmas tarefas. Pública: o que melhor a caracteriza é ela ser plenamente aberta a toda comunidade local ou população, é ser comum a todos. Destina-se não a determinadas comunidades (como a biblioteca escolar, a universitária especial e a infantil), mas a toda a coletividade. A Biblioteca Comunitária ou Popular trabalha da mesma forma.


DIFERENÇAS ENTRE BIBLIOTECA PÚBLICA E COMUNITÁRIA

As Bibliotecas Públicas podem ser, segundo o âmbito da coletividade em que estão implantadas: Federais, Estaduais e Municipais, ou seja, são Bibliotecas implantadas e organizadas por um desses órgãos Estatais. A diferença entre Bibliotecas Públicas e Comunitárias é que as Bibliotecas Públicas são mantidas pelo governo e servem a uma população um pouco maior como a Cidade e o Estado. Já as comunitárias podem ou não ser subordinadas ao governo, mas também atendem a populações menores, como bairros e vilas. Esta denominação estabelece também um sentido de maior vínculo entre a biblioteca e seu público, mostrando que ela é parte integrante da comunidade (Ciência da Informação, 1989).

TEORIAS DE BASE

A educação condição básica para o desenvolvimento pessoal e exercício da cidadania _ é urgência nacional (CNBB, 1992).

De acordo com vários documentos publicados pela Igreja Católica, o que se pode notar é a preocupação que esta tem, em relação à questão social, política e cultural de nosso país. Pode-se encontrar exemplos no documento da CNBB nº 47 _ Educação, Igreja e Sociedade, o qual aborda que a Igreja recebeu de Jesus Cristo, a missão de educar, e sente o dever de contribuir para a superação dos desafios e a melhoria do sistema educativo no país de hoje. Sabendo-se que o atual quadro da educação brasileira é muito negativo. Fatores sócio-econômicos e culturais contribuem para o agravamento de problemas como: o empobrecimento das famílias, o trabalho precoce de crianças e a falta de equipamentos e profissionais capacitados, causando, portanto, um número maior de desemprego e a falta de interesse da população em crescer culturalmente e socialmente. Devido ao tímido apoio governamental, a cultura vai se perdendo com o passar dos anos, tornando um povo apático perante as questões culturais e sociais. O direito a cultura é de todos os cidadãos assim como a educação, a qualidade de vida e a saúde. Para que esse quadro de desigualdade social possa se acabar é necessário que se crie alternativas para esse povo. Realizar projetos como este da Biblioteca São Jerônimo, não é uma tarefa fácil. Segundo o documento da CNBB nº 40 _ Igreja: comunhão e missão na evangelização dos povos, no mundo do trabalho, da política e da cultura:

"Assumimos o termo" cultura "no seu aspecto globalizante, como processo de humanização decorrente da natureza livre e racional da pessoa humana, como maneira peculiar através da qual, dentro de um povo, os homens cultivam as suas relações com a natureza, entre si e com Deus, como "estilo de vida" comum desse povo, conseqüência do seu caráter social. Portanto, "pela maneira diversa de utilizar as coisas, de exprimir, de praticar a religião e formar os costumes, de estabelecer as leis e as instituições jurídicas, de favorecer as artes e de cultivar o belo, surgem diversas


condições de vida em comum e formas diversas de dispor os bens da vida. Assim, com estes costumes recebidos, constrói-se o patrimônio próprio de cada comunidade humana. Constitui-se, assim, um meio definido e histórico, no qual é inserido o homem de qualquer nação ou tempo." (CNBB, 1988)

Portanto, a Biblioteca São Jerônimo nasceu do projeto para criação de uma biblioteca comunitária. Um dos objetivos desta biblioteca é o de evangelizar, disseminar a informação e a cultura para todos tornando assim uma comunidade mais aberta às coisas de Deus e o principal as palavras de Cristo. A Biblioteca São Jerônimo além de incentivar a leitura, promove eventos para as crianças e jovens da paróquia como exposições e passeios culturais.

O PROJETO BIBLIOTECA SÃO JERÔNIMO

A Biblioteca São Jerônimo foi criada por iniciativa do Padre Alex Coelho e da Bibliotecária Alice de Oliveira Mota, coordenadora da biblioteca, que elaborou o projeto para implantação da mesma. Para que o projeto fosse posto em prática, contou com a ajuda dos paroquianos e da comunidade, co-autores do projeto, que sempre demonstraram interesse em ter uma biblioteca no bairro.

 

Foi nobre, rico, de grande engenho, sapientíssimo nas línguas e nas ciências humanas e divinas; já em vida espelho de penitência e santidade, luz da Igreja e singular intérprete da Divina Escritura, martelo dos hereges, amparo dos católicos.

Nascido em 331 d. C. na cidade de Dalmacia, atual Hungria, e morto em Belém por volta de 443 d. C.. Por ser dotado de precoces aptidões para o estudo, foi enviado para Roma, onde dedicou-se ao estudo da gramática, da retórica e da filosofia. Aos 30 anos, recebeu em Antioquia a ordenação sacerdotal.

Devido ao crescimento da heresia em todo o mundo, principalmente no Oriente, o Imperador Teodósio e o Papa São Dâmaso resolveram convocar um sínodo em Roma. São Jerônimo foi escolhido para desempenhar a função de secretário devido a ausência de Santo Ambrósio, que adoecera. A ele foi dada a ordem de rever o texto latino da Sagrada Escritura, comparando-o com o original hebreu. Esta tarefa viria a dar na tradução conhecida como "Vulgata"

(do latim "vulgare" que significa uso comum). Ele não apenas era um ávido leitor, com uma


sede insaciável de conhecimento, como também possuía uma memória prodigiosa e dominava vários idiomas. Sua biblioteca pessoal era considerada a mais importante da sua época na Roma antiga. Um de seus trabalhos mais importantes foi a tradução do Novo Testamento para o latim popular, que tornou-se o texto padrão da Bíblia latina. É mencionado em diversos escritos como o santo padroeiro dos bibliotecários, pela natureza de seus textos, seus trabalhos e seu modo de vida.

" É preciso consagrar o nosso tempo e amor à Bíblia, deixando-nos Orienta pelo próprio Espírito de Deus, na luta pela justiça, verdade e amor"

Texto extraído do livro ¨Santos e Heróis do Povo¨,
Cardeal Arns, 1996, Editora Letras & Letras, São Paulo.

No dia 30 de setembro é comemorado o dia de São Jerônimo. Por ser o santo padroeiro dos bibliotecários, São Jerônimo foi escolhido para ser o nome oficial da Biblioteca da Paróquia de São Sebastião.

O local escolhido foi uma sala bem iluminada no andar térreo, de fácil acesso, com espaço suficiente para que o acervo não ficasse exposto diretamente aos raios solares.Como o objetivo fundamental do sistema de biblioteca deve ser o de transformar o usuário potencial em usuário real, a coordenação da biblioteca identificou as demandas dos vários segmentos do mercado que poderiam ser atendidos. Foram identificados três grandes segmentos: infantil (composto prioritariamente pelas crianças que freqüentam a missa e participam da catequese), juvenil (composto por alunos da rede pública e privada das redondezas) e idosos que freqüentam os grupos da paróquia ou recebem assistência de alguma pastoral.1 Foi identificado, ainda, que a faixa entre 16 anos (após a conclusão do segundo grau) e 40 anos necessita de um atrativo para se tornar usuário e beneficiário do sistema. Durante o planejamento do lay-out do mobiliário da biblioteca a coordenação priorizou o contato pessoal e o clima o mais agradável possível. Assim, foram criados:

· O "Cantinho Infantil Irmã Dulce", que conta com gibis e livros infantis, organizado em uma estante apropriada para crianças, além de tapete, cadeirinhas (especiais para crianças) e almofadas para criar um clima mais descontraído. A proposta da coordenação é de expandir este espaço, com a criação de um teatrinho de marionetes e fantoches; cantinho de brincadeiras com materiais diversos para desenvolvimento da criatividade da criança; cantinho das pinturas e desenhos e cantinho multimídia, com vídeo-cassete e microsystem, fitas de vídeo com histórias e CD ROM didáticos/educativos;

· A "Sala de Leitura Dom Helder Câmara", com mesas e cadeiras dispostas para utilização dos leitores durante suas pesquisas ou simples leitura;


· O "Cantinho da Espiritualidade João Paulo II", que visa atender aos paroquianos frequentadores que buscam literatura especializada em doutrina católica e recebeu mesas e cadeiras à parte da sala de leitura. Está ambientado com cartazes e frases bíblicas, além de contar com a seleção do livro do mês, que é colocado como sugestão de leitura; e

· O "Cantinho de Amostras e Exposições", que conta com uma exposição permanente de livros raros e outras que porventura ocorrerão.

Para atrair os demais leitores potenciais, estão em andamento os projetos de "Encontros Literários", "Oficinas de Trabalhos Manuais", "Contadores de Estórias" e Exposição de Fotos da "Paróquia".

Assim, a Biblioteca São Jerônimo tem como estratégia disseminar a informação, a cultura, a evangelização e a participação ativa da Igreja na comunidade para o desenvolvimento da cidadania. A transformação do cidadão através do acesso ao conhecimento, inserido na universalização da informação integrada ao Programa de Bibliotecas FUST2, promovendo também a inclusão e a alfabetização digital.

OBJETIVOS

O objetivo principal da Biblioteca São Jerônimo é atender às pessoas de todas as faixas etárias e níveis de renda, que não conhecem o processo informativo, estando este processo dividido em três objetivos:

1) Atender prioritariamente às pessoas de baixo poder aquisitivo, excluídos do acesso à informação;

2) incentivar o gosto pela leitura e pela busca do conhecimento; e

3) integrar a comunidade à sociedade da informação, através do Programa de Bibliotecas do FUST.

JUSTIFICATIVA

A Biblioteca Comunitária se faz necessária pois é o melhor meio de se levar informação à comunidade que a paróquia abrange, além de promover a expansão cultural, social e religiosa dessa comunidade. Sendo bem utilizada, pode-se tornar um ponto de referência para todas as idades e principalmente as que não tem condições de comprar livros para seus estudos. Enfim, um valioso centro de informações mais perto, fácil e cômodo a todos.

Como a Igreja oferece alguns tipos de cursos para comunidade, tais como artesanato e alfabetização de adultos, a biblioteca poderá fornecer as informações que eventualmente os alunos desses cursos necessitem buscar.


MÉTODOS E RESULTADOS

Seu acervo inicial é constituído totalmente por livros doados pela comunidade que atualmente possui cerca de três mil livros, vinte livros considerados raros, sendo que mil já estão processados tecnicamente. As tarefas estão sendo realizadas por voluntários da própria paróquia, que participarão do Curso de Capacitação para Dinamização e uso da Biblioteca Pública integrado ao Programa de Bibliotecas em Ação. Os livros, antes de serem catalogados, passam por um processo de limpeza, higienização e verificação das condições de uso. A biblioteca conta com livros de Contabilidade, Direito, História, Psicologia, Geografia, Literatura, Inglês, Economia, Administração, enciclopédias diversas, dicionários e livros didáticos, livros religiosos (liturgia, biografia de santos, Bíblias, campanhas da fraternidade, orientação para pastorais, cânticos, nova catecismo, etc).

Conta ainda com as seguintes especialidades:

· Livros didáticos para consulta (níveis elementares, fundamentais e médios)

· Jornais e revistas de Edições históricas de jornais e revistas, os quais com artigos como a chegada do homem à lua, e o Impeachment do ex-Presidente Fernando Collor de Mello;

· Periódicos católicos (revistas e jornais);

· Demais periódicos (Veja, Isto é, Universal Geographic)

· Coleção completa de gibis (Batman, Superman, Homem-Aranha, Liga da Justiça)

· Obras de referência: Enciclopédia Barsa, Coleção Os pensadores, Enciclopédia Delta-Larousse, Coleção em fascículos Conhecer, Coleção Grandes Nomes da História Universal, etc.

· Literatura brasileira e universal: João Ubaldo Ribeiro, Alexandre Dumas, Machado de Assis, José de Alencar,

Diversas editoras são contatadas periodicamente, assim como a Secretaria Municipal de Cultura, solicitando doações para o acervo. Como a biblioteca está legalmente registrada, a Biblioteca Nacional e a Secretaria de Educação estão sempre em contato com a coordenação para fornecer apoio e doação de livros.

O acervo está sendo catalogado em um programa chamado "Caribe", instalado gratuitamente em um computador doado, que faz parte do mobiliário da biblioteca. Todo registro é feito em livro próprio e posteriormente catalogado no computador, tudo sob a supervisão das duas bibliotecárias da equipe.

Como o manuseio constante acaba trazendo problemas para o material do acervo, a equipe realiza mensalmente tarefas visando a preservação, conservação e algumas vezes a restauração dos livros.


Na data de sua inauguração, em 30 de setembro de 2001, foi celebrada missa em ação de graças, seguida de benção do local pelo Padre Alex Coelho Sampaio. Neste dia mais de 250 pessoas entre convidados e pessoas da comunidade circularam pelo local, onde foram realizados sorteios e distribuição de bolo e refrigerante para o público infanto juvenil.

Nesta mesma data, foi colocada uma caixinha de sugestões ao lado do mural e formulários de pesquisa de opinião na secretaria da biblioteca, com a intenção de se detectar algum perfil de usuário em potencial que ainda não tenha sido segmentado e de se mensurar o grau de satisfação dos já usuários.

No ano seguinte, a data foi comemorada com uma série de atividades programadas:

· Passeio ao Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz, com as crianças freqüentadoras da biblioteca;

· Palestra sobre dependência química, ministrada pela Secretaria Municipal de Saúde;

· Amostra de Répteis e animais peçonhentos, com distribuição de folhetos explicativos, além de folder sobre Envenenamento Doméstico e suas conseqüências.

· Exposição sobre Literatura de Cordel e a História do Livro; e

· Exposição de Maquetes de passagens bíblicas produzidas pelos alunos da catequese.

Também houve participação da equipe em todos os eventos sociais da comunidade, como apoio a jantares beneficentes, campanha do quilo e almoço dos carentes assistidos, além de participar com barraquinhas na festa junina e na festa do santo padroeiro da comunidade e da Cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião, em 20 de janeiro.

A divulgação de eventos e dos serviços já disponíveis na biblioteca se dá por meio do mural da igreja e do periódico "Mater et Magistra" (em latim Mãe e Mestra), a ser distribuído nas associações de moradores e escolas locais, além da distribuição durante as missas dominicais. Este periódico é elaborado pela equipe e impresso gratuitamente por dois colaboradores do comércio local.

Com o cadastramento da Biblioteca São Jerônimo no programa Bibliotecas/FUST, a coordenação não necessitará modificar sua estrutura para se adequar ao programa. Primeiramente será ministrado um Curso de Capacitação para Dinamização e Uso da Biblioteca, pré-requisito do programa (SOCINFO, 2001).

Após o curso de capacitação, o Ministério da Ciência e Tecnologia disponibilizará 07 computadores para os usuários e 02 computadores destinados para a catalogação do acervo e a manutenção de uma home page, dotada de correio eletrônico para contato com as demais bibliotecas participantes do programa.


CURSO DE CaPACITAÇÃO
PARA DINAMIZAÇÃO E USO DA BIBLIOTECA PÚBLICA

Este curso destina-se a capacitar a todos os trabalhadores que desenvolvem suas atividades à frente das bibliotecas que não contam com o profissional bibliotecário. O Curso de Capacitação para Dinamização e Uso da Biblioteca Pública é indicado às pessoas responsáveis pela biblioteca e a outras pessoas da comunidade que queiram conhecê-la, participar de seu gerenciamento, especialmente os que integram a Sociedade Amigos da Biblioteca - uma organização que se forma para dar-lhe apoio direto de modo que a biblioteca seja fortalecida, especialmente porque a sua comunidade a conhece, a utiliza e decide os seus caminhos. Conhecer a biblioteca, participar de suas atividades, assumi-la é uma questão cultural. (ANTUNES, p.7; 2002)

GRANDE DESAFIO DA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
O Programa Bibliotecas/Fust

Como já exposto, a transmutação da informação leva ao conhecimento, na acepção da palavra. Entre os fatores que distinguem os países desenvolvidos dos em desenvolvimento (agora chamados emergentes) está o acesso à informação.

De fato, os países desenvolvidos possuem acesso mais rápido às diversas fontes de informação3 científica e tecnológica. Este desenvolvimento não traz somente benefícios sociais, mas também benefícios econômicos advindos da ampliação de oportunidades de educação, formação profissional , da diminuição do desemprego, do desenvolvimento dos setores produtivos, etc.

Os países em desenvolvimento, bloco onde o Brasil está incluído, ainda caminham nesta direção. Muitos ainda buscam a sua autonomia política, como o Timor Leste, entravados por guerras internas. Com baixos Índices de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida4, estes países não possuem sequer condições econômicas de investir na área de disseminação da Informação.

Mas outros países em desenvolvimento, como o Brasil, estão lutando para levar aos seus cidadãos a universalização da informação. Com o apoio de entidades como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Brasil busca fazer parte dos que fazem um acompanhamento simultâneo do que acontece no mundo, isto é, têm acesso ao conhecimento.

Durante a vigência de Fernando Henrique Cardoso como Presidente da República (1994-2002), diversas ações foram planejadas em busca da democratização do acesso à Informação no Brasil.

Diagrama da Disseminação da Informação

Como já citado anteriormente, sendo a tecnologia o cursor que leva as informações aos seus destinatários, o Ministério das Comunicações planejou e desenvolveu diversos programas com os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações _ FUST5, recursos estes captados nas operadoras destes serviços e sem ônus para os usuários. O FUST foi criado para implementar a política de instalação e manutenção de infra-estrutura de telecomunicações e informática, já que este é o caminho necessário para difundir o conhecimento.

O programa principal contempla as áreas de educação (informatizando e conectando a Internet todas as escolas de ensino médio e profissionalizante do país), saúde (possibilitando acesso mais rápido e eficiente aos serviços públicos de saúde, como as centrais de captação de órgãos e transplantes por exemplo), bibliotecas e segurança pública, promovendo a conectividade de áreas remotas e de fronteiras, de interesse estratégico e propiciando o acesso de portadores de deficiência física às novas tecnologias.

Em parceria com os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Cultura, juntamente com o Programa Comunidade Solidária, o Ministério das Comunicações instituiu o Programa Sociedade da Informação, na proposição do Programa Bibliotecas do FUST, onde busca criar uma grande rede informatizada de mão dupla e conectada à Internet, com mais de quatro mil bibliotecas públicas (federais, estaduais e municipais) e mais de cinco mil bibliotecas do chamado Terceiro Setor (composto por ONGs e bibliotecas comunitárias).

O Ministério da Ciência e Tecnologia é o responsável pela articulação de ações que visam viabilizar os vários tipos de serviços que poderão ser disponibilizados pelas bibliotecas, tais como catálogo eletrônico, biblioteca virtual, centro cultural virtual, automação de bibliotecas, digitalização de conteúdos, consulta em catálogos e bibliotecas à distância, navegação na Internet e intercâmbio de informação entre bibliotecas, como, por exemplo, intercâmbio de documentos pela web e/ou pelo correio eletrônico.


 

Desse modo, uma pequena biblioteca na Amazônia vai poder acessar e receber conteúdos da Biblioteca Nacional, da mesma forma que poderá enviar conteúdos seus, da cultura local, para compor o acervo da mesma Biblioteca Nacional.

O Ministério da Cultura terá as atribuições de acompanhar, avaliar e sugerir alternativas para as políticas do livro, da leitura e da biblioteca, em colaboração com a Fundação Biblioteca Nacional e com outras instituições nessa área.

Pertencendo ao que foi classificado como Terceiro Setor, a Biblioteca Comunitária São Jerônimo, alocada dentro da Paróquia de São Sebastião em Parada de Lucas, cadastrou-se para participar do Programa Bibliotecas/FUST.

Desta forma, a biblioteca terá maiores condições de ser um agente disseminador de informação e cultura. Seu público alvo são comunidades carentes que não possuem acesso à leitura e à informática. Participar do programa trará maior possibilidade de evolução e desenvolvimento intelectual de toda a população atendida, dos bairros de Cordovil, Parada de Lucas e Vista Alegre, além de auxiliar a biblioteca a desenvolver atividades diversas junto à comunidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base na doutrina social da Igreja entendemos que a Igreja deve se manifestar como força transformadora da sociedade, e a Biblioteca São Jerônimo esta incluída nesta força no momento em que optou por ser uma Biblioteca Comunitária. O trabalho da BSJ está apenas em seu início, passou e ainda passa por dificuldades, principalmente porque vive de doações. Porém, podemos destacar a importância de sua existência para a comunidade, pois ela trabalha com o sentido de responsabilidade e participação, voltando-se para a viabilização de direitos, já que entendemos que:

"A ampliação e consolidação da cidadania é considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticas das classes trabalhadoras (CRESS, 2000, p.15)

Buscamos, na verdade, um bem comum, este começando pelo respeito à pessoa humana e também da sociedade como um todo, possibilitando o desenvolvimento de um grupo, menos favorecido, onde a informação, o conhecimento e a cultura são primordiais e servem como fonte de inspiração para o fortalecimento intelectual do indivíduo.

O programa Bibliotecas/FUST é um braço operacional entre diversas atividades desenvolvidas pelo Governo Federal, em busca da universalização da Informação. Mas não


basta ter apoio e estar equipado para que o cidadão se interesse em aprimorar o seu conhecimento. È necessário que os órgãos que estão na ponta do sistema (neste caso específico são as bibliotecas) utilizem todos os meios possíveis para atrair e fidelizar este novo "cliente" que, por não receber estímulo suficiente daqueles que são responsáveis por sua educação e desenvolvimento intelectual, muitas vezes se acomoda e não busca evoluir seus conhecimentos. O resultado final é a transformação do cidadão através do acesso ao conhecimento, inserido na universalização da informação integrada ao Programa de Bibliotecas FUST.

"Se, de uma parte, as culturas proporcionam ao Evangelho categorias mentais, linguagem e símbolos com que comunicar a mensagem salvadora de Cristo; por outra parte, o Evangelho fecunda por dentro e eleva as culturas, revelando-lhes o sentido último da realidade do homem e do mundo." CNBB, 1988

REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: Norma sobre documentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.

BIBLIOTECA PÚBLICA: Princípios e diretrizes da Fundação Biblioteca Nacional, Coordenadoria do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Departamento de Processos Técnicos, 2000. 160p.: il. (Documentos Técnicos; 6)

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Programa de Bibliotecas FUST. In: Sociedade da Informação. Disponível em: <www.socinfo.org.br/fust/

CAMPELO, Bernadete Santos, CENDON, Beatriz Valadares e KREMER, Jannette Marguerite (org.). Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 160p.

CAMPELO, Bernadete Santos e CAMPOS, Cinara. Fontes de Informação Especializada: características e utilização. Belo Horizonte: UFMG, 1993. 160p.

CASTELLS, MANUEL. A Sociedade em Rede. São Paul: Paz e Terra, 1999. v.1.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. 30 Assembléia Geral de 29 de abril a 9 de maio de 1992 Itaici - São Paulo. Educação, igreja e sociedade. São Paulo: Paulinas, c1992. 86 p. (Documentos da CNBB, 47)

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. 26 Assembléia Geral de 13 a 22 de abril de 1988 (Itaici) Indaiatuba - São Paulo. Igreja: comunhão e missão na evangelização dos povos no mundo do trabalho, da política e da cultura. São Paulo: Paulinas, c1989. 124 p. (Documentos da CNBB, 40)

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. 39 Assembléia Geral de 27 a 30 de novembro de 2001. Eleições 2002 proposta para reflexão. São Paulo: Paulinas, c1992. 24 p. (Documentos da CNBB, 67)

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL (CRESS) _ 7º Região. Assistente Social: ética e direitos. Rio de Janeiro: Comissão de Formação e Trabalho do CRESS, 2000. (Coletânea de Leis e Resoluções)

A CULTURA DO PAPEL. Marcio DOCTORS, org. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Fundação Eva Klabin Rapaport, 1999. 192p.: il.

CHURCHMAN, C.W. Introdução à teoria dos sistemas. Rio de Janeiro: Vozes, 1972. 309p.

DÉCIMO PLANO DE POSTORAL DE CONJUNTO _ Subsídio Pastoral 1 Arquidiocese do Rio de Janeiro: Ed. Nossa Senhora da Paz, 2003. p. 7.


FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Paradigmas Modernos da Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 1999. 168p.

____________, ______ de. Metodologia para Promoção do Uso da Informação: técnicas aplicadas especialmente em bibliotecas universitárias e especializadas. São Paulo: Nobel: Associação Paulista de Biblioteconomia, 1990. 144p.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. A biblioteca pública, administração, organização e serviços. Rio de Janeiro: Armando de Souza, 1995. 121 p.

GUINCHAT, Claire, MENOU, Michel. Introdução Geral às Ciências e Técnicas da Informação e Documentação. Brasília: IBICT, 1994. 540p.

MÜLLER, Suzana P.M. Bibliotecas e Sociedade: evolução da interpretação de função e papéis da biblioteca. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.13, n.1, p. 7-54, mar. 1984.

ROBREDO, Jaime. Documentação de Hoje e Amanhã: uma abordagem informatizada da biblioteconomia e dos sistemas de informação. São Paulo: Global, 1994.

SILVA, Divina Aparecida da e ARAUJO, Iza Antunes. Auxiliar de Biblioteca: noções fundamentais para formação profissional 3 ed. ver. e atu. Brasília: Thesaurus, 1995. 82p.

SILVA, Gilda Olinto do Valle. Biblioteca e estudo de comunidade. Ciência da Informação, Brasília, v 18, n.2, p.151-154, jul./dez. 1989.

VILCHES, Lorenzo. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997. 250p.

VICARI, Rosa Maria. Sociedade da Informação: políticas em desenvolvimento no exterior. Porto Alegre: UFRGS/Instituto de Informática, 2000.

TAKAHASHI, Tadao (Org.) Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasilia: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002. 195 p. : il.

NOTAS

* Bibliotecária (Coordenadora da Biblioteca São Jerônimo - Bibliotecária da Fundação Oswaldo Cruz)

** Administradora (Marketing e Área Administrativa da Biblioteca São Jerônimo - Oficial da Força Aérea Brasileira)

*** Assistente Social (Organização e Métodos Atendimento ao Usuário da Biblioteca São Jerônimo)

**** (Organização e Métodos da Biblioteca São Jerônimo - Bibliotecária da Fundação Oswaldo Cruz)

***** Geógrafo (Organização e Métodos da Biblioteca São Jerônimo)

1 Diversas pastorais realizam trabalho com a população de baixa renda do bairro de Cordovil, Parada de Lucas e Adjacências. O auxílio vai desde roupas e alimentação até apoio psicológico e visita aos enfermos.

2 Programa do governo federal que prevê o acesso por todos os brasileiros aos serviços de telecomunicações, inserindo-os na Sociedade da Informação, que é baseada em tecnologias de informação e comunicação que envolvem a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos, como rádio, televisão, telefone e computadores, destacando-se aí o uso da Internet.

3 As principais fontes são os periódicos, relatórios técnicos, manuais e patentes, mas o conceito de fonte de informação pode abranger manuscritos, obras de arte, peças museológicas e outras que confirmem qualquer conhecimento (CUNHA, Murilo Bastos)

4 Valores atribuídos por Organizações Internacionais onde se mede diversas taxas, tais como mortalidade infantil, expectativa de vida, analfabetismo, urbanismo, etc.

5 O FUST foi instituído pela Lei nº9.998, de 17 de agosto de 2000 e regulamentado pelo Decreto nº 3.624 de 05 de outrubro de 2000. O uso destes recursos é definido pelo Ministério das Comunicações e sua implementação, acompanhamento e fiscalização competem a Agencia Nacional de Telecomunicações.